Ciclo de CINEMA
Ciclo de CINEMA
O cinema, ao retratar o trabalho em suas diversas facetas, nos convida a refletir sobre as relações laborais, a justiça social e o significado do trabalho em nossas vidas.
Desde os primórdios da sétima arte, o trabalho tem sido retratado de diversas formas, desde a celebração do esforço e da dignidade até a crítica das condições precárias e da exploração.
A cada encontro, iremos debater questões acerca do tema a partir de um filme norteador do debate e outras sugestões ao longo da aula.
1) "As Vinhas da Ira" (1940), de John Ford: Uma família pobre no Centro-Oeste é forçada a abandonar suas terras. Eles viajam para a Califórnia, sofrendo os infortúnios dos sem-teto na Grande Depressão.
2) "A Classe Operária Vai ao Paraíso" (1971), de Elio Petri: Um retrato da luta de classes na Itália dos anos 1970.
3) "A Dupla Jornada" (1976), de Helena Solberg: Filmado em fábricas no México e na Argentina, e em minas na Bolívia e Venezuela, examina as condições da mão de obra feminina como força de trabalho na América Latina.
4) "Dois dias, uma noite" (2014), de Jean-Dardenne e Luc Dardenne: Sandra é uma operária de fábrica que descobre que seus colegas optaram por um bônus de 1000 euros em troca de seu despedimento. Ela só tem um fim de semana para convencer seus colegas a desistirem de seus bônus para manter seu emprego.
O cinema, ao retratar o trabalho em suas diversas facetas, nos convida a refletir sobre as relações laborais, a justiça social e o significado do trabalho em nossas vidas.
Desde os primórdios da sétima arte, o trabalho tem sido retratado de diversas formas, desde a celebração do esforço e da dignidade até a crítica das condições precárias e da exploração.
A cada encontro, iremos debater questões acerca do tema a partir de um filme norteador do debate e outras sugestões ao longo da aula.
1) "As Vinhas da Ira" (1940), de John Ford: Uma família pobre no Centro-Oeste é forçada a abandonar suas terras. Eles viajam para a Califórnia, sofrendo os infortúnios dos sem-teto na Grande Depressão.
2) "A Classe Operária Vai ao Paraíso" (1971), de Elio Petri: Um retrato da luta de classes na Itália dos anos 1970.
3) "A Dupla Jornada" (1976), de Helena Solberg: Filmado em fábricas no México e na Argentina, e em minas na Bolívia e Venezuela, examina as condições da mão de obra feminina como força de trabalho na América Latina.
4) "Dois dias, uma noite" (2014), de Jean-Dardenne e Luc Dardenne: Sandra é uma operária de fábrica que descobre que seus colegas optaram por um bônus de 1000 euros em troca de seu despedimento. Ela só tem um fim de semana para convencer seus colegas a desistirem de seus bônus para manter seu emprego.
FILIPPO PITANGA
Advogado, Jornalista, Crítico, Pesquisador e Curador de Cinema.
Mestre pela UFRJ em Comunicação/Cultura e especialização em Cinema.
Membro e Júri FIPRESCI – Federação Internacional de Críticos de Cinema.
Membro da SOCINE – Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e ACCRJ.
Codiretor e curador no CineFantasy-IFFF International Fantastic Film Festival.
Professor na Universidade Estácio de Sá, Academia Internacional de Cinema, Midrash e Sesc.
Colaborador da ABRAFAN e membro da FANTLATAM – aliança latino-americana.
Autor de artigos em livros: O Melhor do Terror dos anos 90, Brasil Phantastiko etc.
Convidado no Popverso CNN, Jornal Hoje, RedeTV News, Canal Curta e TV Gazeta.
Apresentador e Roteirista do programa Sessão AIC no Canal Like (530 da Net).
Curador no ROTA Festival de Roteiro, Olhar Periférico e FestCine Pedra Azul etc.
Organizador do Festival Internacional Colaborativo de Audiovisual - FICA.VC.
Curador de Cineclubes AIC, Estação Net, Ação e Reflexão, Casa do Saber.
Host dos Podcasts Reserva Imovision, do Cine Raio-X e Cinema em Série.
Colunista da Revista Fórum e Carta Capital e Revista A Forca de Judas.
Editor-chefe do Almanaque Virtual.
FILIPPO PITANGA
Advogado, Jornalista, Crítico, Pesquisador e Curador de Cinema.
Mestre pela UFRJ em Comunicação/Cultura e especialização em Cinema.
Membro e Júri FIPRESCI – Federação Internacional de Críticos de Cinema.
Membro da SOCINE – Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e ACCRJ.
Codiretor e curador no CineFantasy-IFFF International Fantastic Film Festival.
Professor na Universidade Estácio de Sá, Academia Internacional de Cinema, Midrash e Sesc.
Colaborador da ABRAFAN e membro da FANTLATAM – aliança latino-americana.
Autor de artigos em livros: O Melhor do Terror dos anos 90, Brasil Phantastiko etc.
Convidado no Popverso CNN, Jornal Hoje, RedeTV News, Canal Curta e TV Gazeta.
Apresentador e Roteirista do programa Sessão AIC no Canal Like (530 da Net).
Curador no ROTA Festival de Roteiro, Olhar Periférico e FestCine Pedra Azul etc.
Organizador do Festival Internacional Colaborativo de Audiovisual - FICA.VC.
Curador de Cineclubes AIC, Estação Net, Ação e Reflexão, Casa do Saber.
Host dos Podcasts Reserva Imovision, do Cine Raio-X e Cinema em Série.
Colunista da Revista Fórum e Carta Capital e Revista A Forca de Judas.
Editor-chefe do Almanaque Virtual.
📍 on-line
📅 Início: 05/05/2025
04 encontros
⏰ 20h
🆓 Entrada Gratuita
Atenção, o curso gratuito não dá direito ao envio das gravações, sendo este feito apenas para os participantes do programa Amigos do Midrash.
📍 on-line
📅 Início: 05/05/2025
04 encontros
⏰ 20h
🆓 Entrada Gratuita
Atenção, o curso gratuito não dá direito ao envio das gravações, sendo este feito apenas para os participantes do programa Amigos do Midrash.