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Photo by Derek Hudson_The Talk Files
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Ciclo de CINEMA

Ciclo de CINEMA

Sobre o evento
Sobre o evento

O cinema, ao retratar o trabalho em suas diversas facetas, nos convida a refletir sobre as relações laborais, a justiça social e o significado do trabalho em nossas vidas.

Desde os primórdios da sétima arte, o trabalho tem sido retratado de diversas formas, desde a celebração do esforço e da dignidade até a crítica das condições precárias e da exploração. 

A cada encontro, iremos debater questões acerca do tema a partir de um filme norteador do debate e outras sugestões ao longo da aula.

1) "As Vinhas da Ira" (1940), de John Ford: Uma família pobre no Centro-Oeste é forçada a abandonar suas terras. Eles viajam para a Califórnia, sofrendo os infortúnios dos sem-teto na Grande Depressão.

2) "A Classe Operária Vai ao Paraíso" (1971), de Elio Petri: Um retrato da luta de classes na Itália dos anos 1970.

3) "A Dupla Jornada" (1976), de Helena Solberg: Filmado em fábricas no México e na Argentina, e em minas na Bolívia e Venezuela, examina as condições da mão de obra feminina como força de trabalho na América Latina.

4) "Dois dias, uma noite" (2014), de Jean-Dardenne e Luc Dardenne: Sandra é uma operária de fábrica que descobre que seus colegas optaram por um bônus de 1000 euros em troca de seu despedimento. Ela só tem um fim de semana para convencer seus colegas a desistirem de seus bônus para manter seu emprego.

O cinema, ao retratar o trabalho em suas diversas facetas, nos convida a refletir sobre as relações laborais, a justiça social e o significado do trabalho em nossas vidas.
Desde os primórdios da sétima arte, o trabalho tem sido retratado de diversas formas, desde a celebração do esforço e da dignidade até a crítica das condições precárias e da exploração. 
A cada encontro, iremos debater questões acerca do tema a partir de um filme norteador do debate e outras sugestões ao longo da aula.

1) "As Vinhas da Ira" (1940), de John Ford: Uma família pobre no Centro-Oeste é forçada a abandonar suas terras. Eles viajam para a Califórnia, sofrendo os infortúnios dos sem-teto na Grande Depressão.

2) "A Classe Operária Vai ao Paraíso" (1971), de Elio Petri: Um retrato da luta de classes na Itália dos anos 1970.

3) "A Dupla Jornada" (1976), de Helena Solberg: Filmado em fábricas no México e na Argentina, e em minas na Bolívia e Venezuela, examina as condições da mão de obra feminina como força de trabalho na América Latina.

4) "Dois dias, uma noite" (2014), de Jean-Dardenne e Luc Dardenne: Sandra é uma operária de fábrica que descobre que seus colegas optaram por um bônus de 1000 euros em troca de seu despedimento. Ela só tem um fim de semana para convencer seus colegas a desistirem de seus bônus para manter seu emprego.

Convidados
Convidados

FILIPPO PITANGA

Advogado, Jornalista, Crítico, Pesquisador e Curador de Cinema.
Mestre pela UFRJ em Comunicação/Cultura e especialização em Cinema.
Membro e Júri FIPRESCI – Federação Internacional de Críticos de Cinema.
Membro da SOCINE – Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e ACCRJ.
Codiretor e curador no CineFantasy-IFFF International Fantastic Film Festival.
Professor na Universidade Estácio de Sá, Academia Internacional de Cinema, Midrash e Sesc.
Colaborador da ABRAFAN e membro da FANTLATAM – aliança latino-americana.
Autor de artigos em livros: O Melhor do Terror dos anos 90, Brasil Phantastiko etc.
Convidado no Popverso CNN, Jornal Hoje, RedeTV News, Canal Curta e TV Gazeta.
Apresentador e Roteirista do programa Sessão AIC no Canal Like (530 da Net).
Curador no ROTA Festival de Roteiro, Olhar Periférico e FestCine Pedra Azul etc.
Organizador do Festival Internacional Colaborativo de Audiovisual - FICA.VC.
Curador de Cineclubes AIC, Estação Net, Ação e Reflexão, Casa do Saber.
Host dos Podcasts Reserva Imovision, do Cine Raio-X e Cinema em Série.
Colunista da Revista Fórum e Carta Capital e Revista A Forca de Judas.
Editor-chefe do Almanaque Virtual.

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Mestre pela UFRJ em Comunicação/Cultura e especialização em Cinema.
Membro e Júri FIPRESCI – Federação Internacional de Críticos de Cinema.
Membro da SOCINE – Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e ACCRJ.
Codiretor e curador no CineFantasy-IFFF International Fantastic Film Festival.
Professor na Universidade Estácio de Sá, Academia Internacional de Cinema, Midrash e Sesc.
Colaborador da ABRAFAN e membro da FANTLATAM – aliança latino-americana.
Autor de artigos em livros: O Melhor do Terror dos anos 90, Brasil Phantastiko etc.
Convidado no Popverso CNN, Jornal Hoje, RedeTV News, Canal Curta e TV Gazeta.
Apresentador e Roteirista do programa Sessão AIC no Canal Like (530 da Net).
Curador no ROTA Festival de Roteiro, Olhar Periférico e FestCine Pedra Azul etc.
Organizador do Festival Internacional Colaborativo de Audiovisual - FICA.VC.
Curador de Cineclubes AIC, Estação Net, Ação e Reflexão, Casa do Saber.
Host dos Podcasts Reserva Imovision, do Cine Raio-X e Cinema em Série.
Colunista da Revista Fórum e Carta Capital e Revista A Forca de Judas.
Editor-chefe do Almanaque Virtual.

Infos importantes
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📍 on-line
📅 Início: 05/05/2025
04 encontros
⏰ 20h
🆓 Entrada Gratuita

Atenção, o curso gratuito não dá direito ao envio das gravações, sendo este feito apenas para os participantes do programa Amigos do Midrash.

📍 on-line
📅 Início: 05/05/2025
04 encontros
⏰ 20h
🆓 Entrada Gratuita

Atenção, o curso gratuito não dá direito ao envio das gravações, sendo este feito apenas para os participantes do programa Amigos do Midrash.

Conheça mais sobre

O Centro Cultural Midrash

O Midrash Centro Cultural foi idealizado e concebido pelo Rabino Nilton Bonder e inaugurado em agosto de 2009.

É referência para o Rio de Janeiro como um lugar de fomento à Cultura, Artes e Educação e tem o cuidado de oferecer atividades nas diferentes áreas do fazer, pensar, sentir e ser, em busca de sentido e aperfeiçoamento.

O nome MIDRASH significa em hebraico, aprofundar o conhecimento e fazendo jus ao nome e seu significado, oferecemos cursos, palestras, workshops, grupos de estudo, eventos musicais e artísticos, além de práticas espirituais.

Sem fins lucrativos, o Midrash oferece atividades abertas a todas as pessoas, de forma gratuita ou a preços acessíveis, no sentido de disponibilizar a Cultura, as Artes e o Conhecimento pela ótica da pluralidade e tolerância, contribuído assim, com o desenvolvimento da Cultura em nossa Cidade.

Nossa programação trouxe e ainda traz para a cena carioca expoentes da cultura brasileira, entre eles: Fernanda Montenegro, Pedro Bial, Ziraldo, Marcelo Gleiser, Regina Casé, Deborah Colker, Zuenir Ventura, Amir Haddad, Duo Santoro, Marcio Abreu, Clarice Niskier, Daniela Spielmann e muitos outros.

Acesse os canais digitais do
Centro Cultural Midrash

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O Centro Cultural Midrash

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O Midrash Centro Cultural foi idealizado e concebido pelo Rabino Nilton Bonder e inaugurado em agosto de 2009.

É referência para o Rio de Janeiro como um lugar de fomento à Cultura, Artes e Educação e tem o cuidado de oferecer atividades nas diferentes áreas do fazer, pensar, sentir e ser, em busca de sentido e aperfeiçoamento.

O nome MIDRASH significa em hebraico, aprofundar o conhecimento e fazendo jus ao nome e seu significado, oferecemos cursos, palestras, workshops, grupos de estudo, eventos musicais e artísticos, além de práticas espirituais.

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Centro Cultural localizado no Rio de Janeiro. Com programação eclética, gratuitas ou com valores acessíveis para disseminação e fortalecimento da cultura.

ENDEREÇO
Rua Correa de Araújo, 220
Barra da Tijuca | Rio de Janeiro - RJ

CONTATO
secretaria@midrash.org.br