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A metáfora da criação em Clarice Lispector

Com Mariângela Alonso e Denise Milfont.

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Palestra + Leitura

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Sobre o evento
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A metáfora da criação constitui uma das linhas de força da obra de Clarice Lispector, expandindo-se livremente tanto nas narrativas quanto nas pinturas realizadas pela autora. Sua escrita não deixa de registrar os impulsos e os anseios do ato criador e sua expressão. É o que podemos observar em romances como O lustre, Água viva, A hora da estrela, Um sopro de vida e ainda com as telas Interior de gruta e Gruta. Nessas obras, porém, a metáfora da criação surge ancorada à ideia de origem como imperfeição ou falha, imagem que recolhe o turbilhão originário da vida e do texto, presente ao mesmo tempo na caracterização dos personagens e seus atos, bem como na própria experiência da escrita. Assim, buscamos investigar a metáfora da criação nas produções mencionadas, a partir das formulações de George Steiner, Roland Barthes e Benedito Nunes.


A metáfora da criação constitui uma das linhas de força da obra de Clarice Lispector, expandindo-se livremente tanto nas narrativas quanto nas pinturas realizadas pela autora. Sua escrita não deixa de registrar os impulsos e os anseios do ato criador e sua expressão. É o que podemos observar em romances como O lustre, Água viva, A hora da estrela, Um sopro de vida e ainda com as telas Interior de gruta e Gruta. Nessas obras, porém, a metáfora da criação surge ancorada à ideia de origem como imperfeição ou falha, imagem que recolhe o turbilhão originário da vida e do texto, presente ao mesmo tempo na caracterização dos personagens e seus atos, bem como na própria experiência da escrita. Assim, buscamos investigar a metáfora da criação nas produções mencionadas, a partir das formulações de George Steiner, Roland Barthes e Benedito Nunes.

Convidados
Convidados

Mariângela Alonso  
Professora Visitante da Universidade Federal do ABC (UFABC) (Adjunto A, nível 601). Doutora em Estudos Literários pela Universidade Estadual Paulista (UNESP/Fclar)(bolsa CNPq), com período sanduíche na Université Sorbonne, Paris IV (Lettres et Civilisations) (bolsa CAPES). A tese foi representativa do melhor trabalho de grau produzido no ano de 2015 na UNESP/Fclar e indicada para concorrer aos Prêmios Capes e Anpoll de Teses. Desenvolveu pesquisa de Pós-Doutorado junto ao Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas (DLCV/Literatura Brasileira) da Universidade de São Paulo (FFLCH/USP), sob supervisão da Profa. Dra. Yudith Rosenbaum. É graduada em Letras (Licenciatura e Bacharelado) pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), campus de Araraquara (bolsa FAPESP). É mestre em Estudos Literários e especialista em Fundamentos Críticos da Literatura pela mesma universidade. Em outubro de 2012 foi laureada internacionalmente com o prêmio de melhor ensaio acadêmico sobre a obra clariciana pela International Society for Humor Studies, em congresso realizado na Universidade de Lisboa, Portugal. É autora dos livros A água e as pulsões em O lustre, de Clarice Lispector (Appris/2019), O jogo de espelhos na ficção de Clarice Lispector (Annablume/2017) e Instantes líricos de revelação: a narrativa poética em Clarice Lispector (Annablume/2013). Foi professora do Departamento de Teoria Literária e Literatura Comparada da FFLCH-USP (Prof. Colaborador MS 3.1); atuou como docente de Literatura Brasileira e Teoria Literária na Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) e na Faculdade de Tecnologia de São Paulo (FATEC/SP). É membro do GT Teorias da Narrativa (ANPOLL) e da Associação Brasileira de Literatura Comparada (ABRALIC). É pesquisadora do Grupo Investigación Retórica, Literatura Y Cultura (Universidad de Lima, Peru) (Instituto de Investigación Científica). Realizou um segundo estágio pós-doutoral sobre a obra de Marques Rebelo, junto ao Departamento de Teoria Literária e Literatura Comparada da Universidade de São Paulo (DTLLC/USP), sob supervisão do Prof. Dr. Ariovaldo Vidal. Suas pesquisas englobam: Clarice Lispector, Marques Rebelo, narrativa poética, mise en abyme, prosa brasileira moderna.

Denise Milfont
Atriz brasileira. Estreou na televisão em 1984 na telenovela Livre para Voar, vivendo Jandira. Três anos mais tarde, obteve destaque ao interpretar a jovem sonhadora e romântica Juana no grande sucesso Sassaricando, no personagem era filha de Aldonza e Ricardo, vividos por Lolita Rodrigues e Carlos Zara, respectivamente. Logo em seguida, ganhou papel de maior destaque na televisão, Rosa, mulher de Zé do Burro (vivido por José Mayer), na minissérie O Pagador de Promessas. Com a reapresentação da minissérie no especial Luz, Câmera, 50 anos, na Rede Globo, Denise voltou a ganhar visibilidade e foi chamada por Miguel Falabella para fazer uma participação no seriado Pé na Cova, em 2015. No cinema, participou de algumas produções, como: Ressaca (2008), No Coração dos Deuses (1999), Corisco & Dadá (1996), A República dos Anjos (1991), Césio 137 - O Pesadelo de Goiânia (1990) e O Calor da Pele (1994). Por sua participação em Césio 137 - O Pesadelo de Goiânia e em O Calor da Pele, Denise ganhou o Prêmio de Melhor Atriz Coadjuvante no Festival de Brasília.

Mariângela Alonso  
Professora Visitante da Universidade Federal do ABC (UFABC) (Adjunto A, nível 601). Doutora em Estudos Literários pela Universidade Estadual Paulista (UNESP/Fclar)(bolsa CNPq), com período sanduíche na Université Sorbonne, Paris IV (Lettres et Civilisations) (bolsa CAPES). A tese foi representativa do melhor trabalho de grau produzido no ano de 2015 na UNESP/Fclar e indicada para concorrer aos Prêmios Capes e Anpoll de Teses. Desenvolveu pesquisa de Pós-Doutorado junto ao Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas (DLCV/Literatura Brasileira) da Universidade de São Paulo (FFLCH/USP), sob supervisão da Profa. Dra. Yudith Rosenbaum. É graduada em Letras (Licenciatura e Bacharelado) pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), campus de Araraquara (bolsa FAPESP). É mestre em Estudos Literários e especialista em Fundamentos Críticos da Literatura pela mesma universidade. Em outubro de 2012 foi laureada internacionalmente com o prêmio de melhor ensaio acadêmico sobre a obra clariciana pela International Society for Humor Studies, em congresso realizado na Universidade de Lisboa, Portugal. É autora dos livros A água e as pulsões em O lustre, de Clarice Lispector (Appris/2019), O jogo de espelhos na ficção de Clarice Lispector (Annablume/2017) e Instantes líricos de revelação: a narrativa poética em Clarice Lispector (Annablume/2013). Foi professora do Departamento de Teoria Literária e Literatura Comparada da FFLCH-USP (Prof. Colaborador MS 3.1); atuou como docente de Literatura Brasileira e Teoria Literária na Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) e na Faculdade de Tecnologia de São Paulo (FATEC/SP). É membro do GT Teorias da Narrativa (ANPOLL) e da Associação Brasileira de Literatura Comparada (ABRALIC). É pesquisadora do Grupo Investigación Retórica, Literatura Y Cultura (Universidad de Lima, Peru) (Instituto de Investigación Científica). Realizou um segundo estágio pós-doutoral sobre a obra de Marques Rebelo, junto ao Departamento de Teoria Literária e Literatura Comparada da Universidade de São Paulo (DTLLC/USP), sob supervisão do Prof. Dr. Ariovaldo Vidal. Suas pesquisas englobam: Clarice Lispector, Marques Rebelo, narrativa poética, mise en abyme, prosa brasileira moderna.

Denise Milfont
Atriz brasileira. Estreou na televisão em 1984 na telenovela Livre para Voar, vivendo Jandira. Três anos mais tarde, obteve destaque ao interpretar a jovem sonhadora e romântica Juana no grande sucesso Sassaricando, no personagem era filha de Aldonza e Ricardo, vividos por Lolita Rodrigues e Carlos Zara, respectivamente. Logo em seguida, ganhou papel de maior destaque na televisão, Rosa, mulher de Zé do Burro (vivido por José Mayer), na minissérie O Pagador de Promessas. Com a reapresentação da minissérie no especial Luz, Câmera, 50 anos, na Rede Globo, Denise voltou a ganhar visibilidade e foi chamada por Miguel Falabella para fazer uma participação no seriado Pé na Cova, em 2015. No cinema, participou de algumas produções, como: Ressaca (2008), No Coração dos Deuses (1999), Corisco & Dadá (1996), A República dos Anjos (1991), Césio 137 - O Pesadelo de Goiânia (1990) e O Calor da Pele (1994). Por sua participação em Césio 137 - O Pesadelo de Goiânia e em O Calor da Pele, Denise ganhou o Prêmio de Melhor Atriz Coadjuvante no Festival de Brasília.

Infos importantes
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📍 on-line
📅 10/12/2024
⏰ 19h
🆓 Entrada Gratuita

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📅 10/12/2024
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Conheça mais sobre

O Centro Cultural Midrash

O Midrash Centro Cultural foi idealizado e concebido pelo Rabino Nilton Bonder e inaugurado em agosto de 2009.

É referência para o Rio de Janeiro como um lugar de fomento à Cultura, Artes e Educação e tem o cuidado de oferecer atividades nas diferentes áreas do fazer, pensar, sentir e ser, em busca de sentido e aperfeiçoamento.

O nome MIDRASH significa em hebraico, aprofundar o conhecimento e fazendo jus ao nome e seu significado, oferecemos cursos, palestras, workshops, grupos de estudo, eventos musicais e artísticos, além de práticas espirituais.

Sem fins lucrativos, o Midrash oferece atividades abertas a todas as pessoas, de forma gratuita ou a preços acessíveis, no sentido de disponibilizar a Cultura, as Artes e o Conhecimento pela ótica da pluralidade e tolerância, contribuído assim, com o desenvolvimento da Cultura em nossa Cidade.

Nossa programação trouxe e ainda traz para a cena carioca expoentes da cultura brasileira, entre eles: Fernanda Montenegro, Pedro Bial, Ziraldo, Marcelo Gleiser, Regina Casé, Deborah Colker, Zuenir Ventura, Amir Haddad, Duo Santoro, Marcio Abreu, Clarice Niskier, Daniela Spielmann e muitos outros.

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Centro Cultural localizado no Rio de Janeiro. Com programação eclética, gratuitas ou com valores acessíveis para disseminação e fortalecimento da cultura.

ENDEREÇO
Rua Correa de Araújo, 220
Barra da Tijuca | Rio de Janeiro - RJ

CONTATO
secretaria@midrash.org.br