Ciclo de Cinema
Ciclo de Cinema
Neste mês, o Midrash traz um debate que aborda a gastronomia como dispositivo narrativo e cultural de seus respectivos territórios e linguagens, bem como forma de criar um intercâmbio não só ao redor do mundo como com os próprios Brasis em foco, e como as suas regiões representam a comida em suas dramaturgias. Propomos com isso não apenas dialogar melhor com a pluralidade cultural como com os vários significados destas representações e rituais, desde cosmologias originárias a influências e trocas de alteridade com outros povos.
Debateremos sobre a filmografia mundial de várias línguas e povos e culturas diferentes e como a comida é um elemento de ligação e aproximação justamente através de suas diferenças e diversidades, não como algo que afasta as pessoas, e sim como linguagem universal de rituais que prescindem de tradução, tão somente de experimentação sensorial através dos sentidos. Os temas irão abordar justamente como os filmes deram corpo a estas representações de sentidos com alimentos ao redor do mundo e como isso exprime uma linguagem por si só, tanto histórica, desde períodos de mercantilismo ao pós-colonizatório e como os povos conseguiram manter suas características, mesmo após invasões de terceiros, e como outros elementos se mesclaram através do intercâmbio de alimentos que não existiam previamente em seus respectivos territórios, mas que, depois, passaram a compor algo novo e único para cada um deles.
Oferecemos um cineclube com 4 sugestões iniciais de filmes disponíveis nos streamings para se ver antes das aulas e debater ao vivo e online toda segunda-feira às 20h.
A cada semana iremos indicar um tema e debater com a turma na presença dos professores, críticos e curadores Filippo Pitanga e Carissa Vieira.
1) Tema: Novas Ondas no mundo – De “Morangos Silvestres” de Ingmar Bergman a “Satyricon” de Federico Fellini e “Morango e chocolate”de Juan Carlos Tabío e Tomás Gutiérrez Alea.
2) Tema: Excessos britânicos – De “Monthy Python – O Sentido da Vida” de Terry Gilliam e Terry Jones a “O Cozinheiro, o ladrão, sua mulher e o amante” de Peter Greenaway e “Chocolate” de Lasse Hallström.
3) Tema: Pecado em família – De “A Festa de Babette” de Gabriel Axel a “Como Água para Chocolate” de Alfonso Arau a “Os Silêncios do palácio” de Moufida Tlatli.
4) Tema: Emancipação na mesa – De “Sonho de Amor, Um” de Luca Guadagnino, “Whisky” de Juan Pablo Rebella e Pablo Stoll a “Café com Canela” de Ary Rosa e Glenda Nicácio
Neste mês, o Midrash traz um debate que aborda a gastronomia como dispositivo narrativo e cultural de seus respectivos territórios e linguagens, bem como forma de criar um intercâmbio não só ao redor do mundo como com os próprios Brasis em foco, e como as suas regiões representam a comida em suas dramaturgias. Propomos com isso não apenas dialogar melhor com a pluralidade cultural como com os vários significados destas representações e rituais, desde cosmologias originárias a influências e trocas de alteridade com outros povos.
Debateremos sobre a filmografia mundial de várias línguas e povos e culturas diferentes e como a comida é um elemento de ligação e aproximação justamente através de suas diferenças e diversidades, não como algo que afasta as pessoas, e sim como linguagem universal de rituais que prescindem de tradução, tão somente de experimentação sensorial através dos sentidos. Os temas irão abordar justamente como os filmes deram corpo a estas representações de sentidos com alimentos ao redor do mundo e como isso exprime uma linguagem por si só, tanto histórica, desde períodos de mercantilismo ao pós-colonizatório e como os povos conseguiram manter suas características, mesmo após invasões de terceiros, e como outros elementos se mesclaram através do intercâmbio de alimentos que não existiam previamente em seus respectivos territórios, mas que, depois, passaram a compor algo novo e único para cada um deles.
Oferecemos um cineclube com 4 sugestões iniciais de filmes disponíveis nos streamings para se ver antes das aulas e debater ao vivo e online toda segunda-feira às 20h.
A cada semana iremos indicar um tema e debater com a turma na presença dos professores, críticos e curadores Filippo Pitanga e Carissa Vieira.
1) Tema: Novas Ondas no mundo – De “Morangos Silvestres” de Ingmar Bergman a “Satyricon” de Federico Fellini e “Morango e chocolate”de Juan Carlos Tabío e Tomás Gutiérrez Alea.
2) Tema: Excessos britânicos – De “Monthy Python – O Sentido da Vida” de Terry Gilliam e Terry Jones a “O Cozinheiro, o ladrão, sua mulher e o amante” de Peter Greenaway e “Chocolate” de Lasse Hallström.
3) Tema: Pecado em família – De “A Festa de Babette” de Gabriel Axel a “Como Água para Chocolate” de Alfonso Arau a “Os Silêncios do palácio” de Moufida Tlatli.
4) Tema: Emancipação na mesa – De “Sonho de Amor, Um” de Luca Guadagnino, “Whisky” de Juan Pablo Rebella e Pablo Stoll a “Café com Canela” de Ary Rosa e Glenda Nicácio
FILIPPO PITANGA
Advogado, Jornalista, Crítico, Pesquisador e Curador de Cinema.
Mestre pela UFRJ em Comunicação/Cultura e especialização em Cinema.
Membro e Júri FIPRESCI – Federação Internacional de Críticos de Cinema.
Membro da SOCINE – Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e ACCRJ.
Codiretor e curador no CineFantasy-IFFF International Fantastic Film Festival.
Professor na Universidade Estácio de Sá, Academia Internacional de Cinema, Midrash e Sesc.
Colaborador da ABRAFAN e membro da FANTLATAM – aliança latino-americana.
Autor de artigos em livros: O Melhor do Terror dos anos 90, Brasil Phantastiko etc.
Convidado no Popverso CNN, Jornal Hoje, RedeTV News, Canal Curta e TV Gazeta.
Apresentador e Roteirista do programa Sessão AIC no Canal Like (530 da Net).
Curador no ROTA Festival de Roteiro, Olhar Periférico e FestCine Pedra Azul etc.
Organizador do Festival Internacional Colaborativo de Audiovisual - FICA.VC.
Curador de Cineclubes AIC, Estação Net, Ação e Reflexão, Casa do Saber.
Host dos Podcasts Reserva Imovision, do Cine Raio-X e Cinema em Série.
Colunista da Revista Fórum e Carta Capital e Revista A Forca de Judas.
Editor-chefe do Almanaque Virtual.
CARISSA VIEIRA
Carissa Vieira é formada em Cinema e Audiovisual pela UFPE e atua como roteirista em diversas mídias audiovisuais, além de já haver atuado como atriz e professora de teatro. Atuou como produtora audiovisual e roteirista dentro da Maker Mídia, produtora que fazia vídeos publicitários para empresas. Como cineasta fez o roteiro e dirigiu o curta-metragem @morte em 2017. O filme foi selecionado para a Intercom Nordeste 2018. Também passou no Caribbean Film Artistic Cinematic. Fez parte do time de roteiro do canal DRelacionamentos, e escreveu para o original Spotify Alimente seu sol. Carissa dá aula de roteiro e narrativas antirracistas, além consultoria em projetos voltados para cinema e internet, com foco na construção de personagens mulheres e de negros. Também produz conteúdo voltado para gênero e raça dentro do horror em diversas mídias digitais.
FILIPPO PITANGA
Advogado, Jornalista, Crítico, Pesquisador e Curador de Cinema.
Mestre pela UFRJ em Comunicação/Cultura e especialização em Cinema.
Membro e Júri FIPRESCI – Federação Internacional de Críticos de Cinema.
Membro da SOCINE – Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e ACCRJ.
Codiretor e curador no CineFantasy-IFFF International Fantastic Film Festival.
Professor na Universidade Estácio de Sá, Academia Internacional de Cinema, Midrash e Sesc.
Colaborador da ABRAFAN e membro da FANTLATAM – aliança latino-americana.
Autor de artigos em livros: O Melhor do Terror dos anos 90, Brasil Phantastiko etc.
Convidado no Popverso CNN, Jornal Hoje, RedeTV News, Canal Curta e TV Gazeta.
Apresentador e Roteirista do programa Sessão AIC no Canal Like (530 da Net).
Curador no ROTA Festival de Roteiro, Olhar Periférico e FestCine Pedra Azul etc.
Organizador do Festival Internacional Colaborativo de Audiovisual - FICA.VC.
Curador de Cineclubes AIC, Estação Net, Ação e Reflexão, Casa do Saber.
Host dos Podcasts Reserva Imovision, do Cine Raio-X e Cinema em Série.
Colunista da Revista Fórum e Carta Capital e Revista A Forca de Judas.
Editor-chefe do Almanaque Virtual.
CARISSA VIEIRA
Carissa Vieira é formada em Cinema e Audiovisual pela UFPE e atua como roteirista em diversas mídias audiovisuais, além de já haver atuado como atriz e professora de teatro. Atuou como produtora audiovisual e roteirista dentro da Maker Mídia, produtora que fazia vídeos publicitários para empresas. Como cineasta fez o roteiro e dirigiu o curta-metragem @morte em 2017. O filme foi selecionado para a Intercom Nordeste 2018. Também passou no Caribbean Film Artistic Cinematic. Fez parte do time de roteiro do canal DRelacionamentos, e escreveu para o original Spotify Alimente seu sol. Carissa dá aula de roteiro e narrativas antirracistas, além consultoria em projetos voltados para cinema e internet, com foco na construção de personagens mulheres e de negros. Também produz conteúdo voltado para gênero e raça dentro do horror em diversas mídias digitais.
📍 on-line
📅 Início: 07/10/2024
Segundas - 04 encontros
⏰ 20h
🆓 Entrada Gratuita
📍 on-line
📅 Início: 07/10/2024
Segundas - 04 encontros
⏰ 20h
🆓 Entrada Gratuita