Ciclo Nu na Cultura
Ciclo Nu na Cultura
Filme Fios de Memória
Ano: 2024
O filme “Fios de Memória” nasce da obra de instalação e performance de mesmo nome. O trabalho reúne cordas e fios entrelaçados, revelando o tecido de um corpo sonoro por meio de pesquisas sobre rituais ancestrais. Usando materiais como fio dental, algodão, lã, cordas e pianos para tecer "teares sonoros". O enredo se dá a partir da visita de um escorpião que surgi das profundezas do poço do local onde os pianos-teares foram construídos. O filme revela a instalação tocada por três mulheres, inspiradas na história grega de Baubo, uma divertida vulva dançante, que representa o obsceno e a liberação sexual. A obra relaciona mito, sexualidade feminina e o tecido sonoro da memória por meio da recriação de forma livre de um mito.
Performance Onde falta fala fala a faca
Ano: 2024
O estouro da palavra que desaba. É a história de babel, é 11 de setembro, é 8 de outubro. Tantas línguas que não se entendem. Este novo trabalho é inspirado no tema “Corpo Nú na Cultura”, proposto pelo ciclo Midrash, e propõe um olhar à nudez a partir da vulnerabilidade de um corpo exposto à guerras.
Filme Fios de Memória
Ano: 2024
O filme “Fios de Memória” nasce da obra de instalação e performance de mesmo nome. O trabalho reúne cordas e fios entrelaçados, revelando o tecido de um corpo sonoro por meio de pesquisas sobre rituais ancestrais. Usando materiais como fio dental, algodão, lã, cordas e pianos para tecer "teares sonoros". O enredo se dá a partir da visita de um escorpião que surgi das profundezas do poço do local onde os pianos-teares foram construídos. O filme revela a instalação tocada por três mulheres, inspiradas na história grega de Baubo, uma divertida vulva dançante, que representa o obsceno e a liberação sexual. A obra relaciona mito, sexualidade feminina e o tecido sonoro da memória por meio da recriação de forma livre de um mito.
Performance Onde falta fala fala a faca
Ano: 2024
O estouro da palavra que desaba. É a história de babel, é 11 de setembro, é 8 de outubro. Tantas línguas que não se entendem. Este novo trabalho é inspirado no tema “Corpo Nú na Cultura”, proposto pelo ciclo Midrash, e propõe um olhar à nudez a partir da vulnerabilidade de um corpo exposto à guerras.
Maya Dikstein é artista, nascida em 1988, Rio de Janeiro, Brasil. Formada pelo departamento de cinema da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e mestrado em Artes Visuais pela Bezalel Academy of Arts and Design. Seus trabalhos centram-se no corpo humano, jogam com experiências duracionais e caracterizam-se por um cruzamento entre performance, instalação e som. Maya investiga a voz e sua relação com movimento, excrementos e libido. Expôs dentro e fora do Brasil: Museu de Arte Moderna (Rio de Janeiro), MuseumsQuartier (Viena), Galeria Erratum (Milão), Fondazione Antonio Ratti (Como), Numeroventi (Florence), Institute for Human Research (Arizona), Instituto Tomie Ohtake (São Paulo), entre outros. Maya participou de importantes publicações junto com Anri Sala, Tacita Dean e Hans Ulrich Obrist, publicadas pela Mousse, Fondazione Antonio Ratti e Gallery On The Move. Dikstein também trabalhou com os artistas Tino Sehgal e Tunga, e atuou em suas peças respectivamente "These Associations" e "Amber Guests".
Maya Dikstein é artista, nascida em 1988, Rio de Janeiro, Brasil. Formada pelo departamento de cinema da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e mestrado em Artes Visuais pela Bezalel Academy of Arts and Design. Seus trabalhos centram-se no corpo humano, jogam com experiências duracionais e caracterizam-se por um cruzamento entre performance, instalação e som. Maya investiga a voz e sua relação com movimento, excrementos e libido. Expôs dentro e fora do Brasil: Museu de Arte Moderna (Rio de Janeiro), MuseumsQuartier (Viena), Galeria Erratum (Milão), Fondazione Antonio Ratti (Como), Numeroventi (Florence), Institute for Human Research (Arizona), Instituto Tomie Ohtake (São Paulo), entre outros. Maya participou de importantes publicações junto com Anri Sala, Tacita Dean e Hans Ulrich Obrist, publicadas pela Mousse, Fondazione Antonio Ratti e Gallery On The Move. Dikstein também trabalhou com os artistas Tino Sehgal e Tunga, e atuou em suas peças respectivamente "These Associations" e "Amber Guests".
📍 Teatro Café Pequeno - Av. Ataulfo de Paiva, 269 - Leblon/RJ
📅 11/09/2024
⏰ 19h30
🆓 Entrada Gratuita
📍 Teatro Café Pequeno - Av. Ataulfo de Paiva, 269 - Leblon/RJ
📅 11/09/2024
⏰ 19h30
🆓 Entrada Gratuita
📅 11/09/2024
⏰ 19h30
🆓 Entrada Gratuita